Festa de Santa Clara de Assis - 11 de agosto de 2025
"Vós Senhor, sendito sejais, pois me criastes" (Santa Clara, 11 de Agosto de 1253)
« Onde estão os consagrades, há sempre alegria »
"Queria dizer-vos uma palavra, e essa palavra é alegria. Onde estão os consagrados, seminaristas, religiosos e religiosas, há alegria, há sempre alegria! É a alegria da frescura, é a alegria de seguir Jesus, a alegria que nos é dada pelo Espírito Santo, não a alegria do mundo", disse o Papa Francisco na sua carta circular aos consagrados e consagradas.
Estas palavras do Papa recordam-nos um traço característico de Santa Clara de Assis. É a "alegria". A sua vida não é mais do que um ato de gratidão, louvor e alegria. De facto, esta alegria é fruto da cruz, ligada à provação e ao sofrimento. Santa Clara experimentou provações, uma vida de sacrifício e de dor. Mas "se choraschoras com Cristo, partilharás a sua alegria", escreveu à Inês na sua segunda carta. Esta alegria é uma alegria baseada na esperança em Jesus Ressuscitado. É a "alegria verdadeira", a"alegria perfeita", segundo a expressão de São Francisco de Assis.
Esta expressão remete-nos para as palavras de Jesus, para a última das Bem-Aventuranças segundo São Mateus: "Bem-aventurados sereis quando vos injuriarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque é grande a vossa recompensa nos céus! Pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós" (Mt 5,11-12).
Assim, a alegria de seguir Jesus é uma graça, um dom de Deus por excelência. Tiremos d’Ele a nossa alegria e procuremos partilhá-la uns com os outros. Pois é apenas partindo de dentro do nosso coração, de dentro da nossa comunidade, que podemos partilhar ao exterior o que temos.
"Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria..." A alegria de levar a todos a consolação de Deus. "Não há santidade na tristeza!", disse o Papa Francisco.